História

Em 1972, Ribamar vê aparecer o Centro Social e Cultural, denominado na época de Centro de Bem-Estar Social.

O Centro nasceu de um pedido sobrescrito por uma Comissão Organizadora chefiada por uma ilustre personalidade natural de Ribamar, Manuel Filipe da Fonseca, que muito trabalhou para que o seu sonho se realizasse.

Apenas em 1976 adquiriu a atual denominação de Centro Social e Cultural de Ribamar.

A 20 de Julho de 1977, por Despacho Ministerial, foram aprovados os estatutos e, mais tarde, a 11 de Novembro de 1986, a instituição foi registada como Instituição Particular de Solidariedade Social.

Em 1980 foi lançada a primeira pedra do Complexo Social que abrange atualmente a área de infância e de idosos, o posto médico, a sede da associação e a secretaria.

Em Dezembro de 1989 foram iniciados os trabalhos para a construção do pavilhão Gimnodesportivo, o que alargou o âmbito de atividade do Centro Social e Cultural de Ribamar.

Esta Instituição, desde o ano de 2010, é a maior empregadora da freguesia de Ribamar, contando com uma média anual de 50 colaboradores, sendo também de salientar o elevado número de voluntariado nas áreas desportivo/cultural.

Missão

O CSCR pauta-se, desde o início da sua existência, por se adaptar em dar resposta às necessidades sentidas, procurando dar maior qualidade de vida e bem-estar à comunidade, articulando em rede com diversas instituições de âmbito local e regional.

Através dos vários serviços, respostas sociais e atividades desportivas e de expressão cultural, pretende contribuir para uma maior integração e coesão social.

Envolver a comunidade na participação ativa da vida da Instituição, desenvolvendo competências cívicas e ajudando a encontrar soluções criativas para a resolução de novas necessidades.

Valores

. Solidariedade
. Proximidade
. Humanização
. Justiça Social
. Profissionalismo
. Qualidade
. Inclusão
. Dinamismo

Visão

Ser reconhecida como uma Instituição de referência e de inovação ao nível das suas áreas de intervenção social, com um acolhimento humanizado e com um compromisso de um desenvolvimento social sustentável.