Testemunhos sobre a instituição

Lurdes Moreira [Enfermeira e Responsável de Frota de Viaturas de Transporte de Doentes Não Urgentes da Secção de Socorros do CSCR]

“O Centro Social e Cultural de Ribamar é uma associação criada pelo povo e para o povo.
Uma instituição criativa, inovadora e de qualidade que vem dar resposta às necessidades da sua comunidade na vertente social, cultural e recreativa em todos os ciclos de vida, não esquecendo que é uma instituição que cria postos de trabalho e mobiliza a economia local. Um exemplo a seguir.”

 

Natália Albino Pires [ESE-IPC/Cátedra Unesco em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional/CIDEHUS/IELT/CIAC/CREILHAC]

“Numa época em que as mudanças societais deixam a descoberto a necessidade de preservação de um passado que define a nossa identidade e em que os dados do World Alzheimer Report 2019 apontam para o galopante crescimento das demências na Europa, importa ressaltar o labor do Centro Social e Cultural de Ribamar e a coragem que teve ao abraçar a participação num projeto experimental internacional (UPC/UAB/IPC) que junta a Inteligência Artificial e o património imaterial de Ribamar em sessões de Terapia da Reminiscência que visam o bem-estar dos utentes do Centro diagnosticados com demência.”

Helena Silva [Professora, Voluntária]

“O Projeto Voluntário “Ler e Escrever” nasceu do desejo de alguns idosos aprenderem a escrever “pelo menos o meu nome” e pelo convite da Catarina Oliveira.
Iniciámos em março de 2014 e foi um sucesso imediato: idosos ativos, felizes e aprendizes super motivados! Com jogos, atividades e dinâmicas lúdicas e divertidas aprendem em conjunto e individualmente, ao mesmo tempo que convivem, aprendem e mantêm o corpo e mente ativas e saudáveis.
Melhora também o humor e a qualidade de vida e contribui verdadeiramente para a melhoria da coordenação motora, concentração e agilidade das capacidades cognitivas.
Um projeto que me tem dado muitas alegrias, aprendizagens e felicidade!”

Maria João Gomes [Familiar de Utente]

“A minha mãe começou a frequentar o Centro de Dia há mais de 10 anos, na sequência de um AVC que a deixou dependente. Após o processo de recuperação e estando aos cuidados da família, começámos a perceber que se estava a agravar uma situação de depressão causada pela doença, pelo isolamento social e pela falta de recursos de estimulação de que precisava.

A decisão de frequentar o Centro de Dia de Ribamar foi a melhor terapia que podíamos ter escolhido: recuperou-se o convívio externo à familia, a atividade física e cognitiva que não conseguiamos proporcionar em casa, o ânimo e a qualidade de vida, que é o resultado da soma de tudo o que lhe é oferecido pela Instituição.

Isto para não falar na preciosa ajuda que é prestada à família! Sabemos que fica na melhor companhia! Bem hajam por estes anos de impagável colaboração!”

 

Marisa Carvalho [Estagiária]

 “Para mim o estágio significou um grande passo na minha vida como uma experiência profissional e social. Trabalhando todos em conjunto sentia-me parte de uma segunda família que me acolheu bem e proporcionou um momento especial de ter um primeiro estágio. Obrigada por termos partilhado momentos de alegria e a experiência que tive foi maravilhosa e bastante enriquecedora.”